Penacova Melhor!

Área de Projecto 12º Ano, Escola 2, 3/ Secundária de Penacova

Inauguração do Espaço Penacova Melhor

A todos os que compareceram na inauguração do Espaço Penacova Melhor, o nosso muito obrigado.

Inauguração do Espaço Penacova Melhor

Inauguração do Espaço Penacova Melhor
Os principais intervenientes no projecto

Descerramento da placa comemorativa.

Placa comemorativa

Visita ao interior do edifício

Visita ao edifício

Concerto dado por alguns jovens

Lanche após a cerimónia

Lanche após a cerimónia

Espaço Penacova Melhor completamente reabilitado

Espaço Penacova Melhor completamente reabilitado
A sala principal

A sala principal de outro ângulo

A sala principal de outro ângulo

A sala principal de outro ângulo

A sala pequena de entrada

A sala pequena de entrada vista de outro ângulo

A sala pequena de entrada vista de outro ângulo

Espaço Penacova Melhor após as pinturas

Espaço Penacova Melhor após as pinturas
Após a pintura, esta é a sala principal.

Sala principal já pintada

Sala já pintada

Sala já pintada

O nosso projecto

O nosso projecto passa pela reabilitação da antiga escola primária da localidade de Rebordosa, Penacova, Coimbra. Esta escola está inactiva há cerca de 5 anos e foi deixada ao abandono. Propomo-nos a recuperá-la em parceria com o Agrupamento de Escolas António José de Almeida, do qual somos alunos, com a Câmara Municipal de Penacova, com a Junta de Freguesia de Lorvão, entre outras entidades que nos patrocinam, com o intuito de tornar este espaço num local de convívio, cultura, lazer e ocupação de tempos livres para toda a população da localidade e do concelho.

Neste projecto, com a reabilitação do edifício damos uma nova vida àquele espaço, e com a criação do grupo de jovens podem-se criar mecanismos para o desenvolvimento cultural e cívico da juventude não só da localidade mas também do concelho.

A partir deste grupo de jovens, que iremos formar em parceria com a junta de Freguesia de Lorvão, tornando o espaço na sua sede, pretende-se colocar os jovens a trabalhar para a comunidade, promovendo actividades culturais, cívicas e desportivas.

Para isto, o Agrupamento de Escolas fez a nosso pedido e após grande esforço e mobilização nossa, um protocolo com a Câmara Municipal de Penacova, para que esta cedesse as instalações para que as pudéssemos reparar.

Estamos ainda desenvolvendo um projecto de sustentabilidade energética, projectando assim o que o edifício necessitaria para ser uma casa energeticamente sustentável, para que o nosso projecto seja sólido em todos os aspectos, incluindo por ter também uma base teórica

Para além disso, pedimos o apoio já referido da Junta de Freguesia de Lorvão, que irá sobretudo ajudar nas limpezas e nas pequenas reparações, da Câmara Municipal de Penacova, que irá pintar o edifício por fora e que nos cederá tintas e andaimes para a pintura do interior do edifício e que voltará a colocar electricidade no edifício e do Agrupamento de Escolas que irá ceder antigo mobiliário escolar para que o nosso grupo o possa reparar, com o apoio da turma do 9º PCA, que tem a disciplina de restauro, e materiais para recuperar esse mesmo mobiliário que pretendemos colocar nas instalações que pretendemos recuperar.

Dadas as condições sociais desta zona do interior do país, onde os jovens têm um baixo aproveitamento escolar sobretudo devido a pobreza de certas famílias, que tem o seu sustento com base na agricultura, construção civil e outras actividades do sector primário e secundário pensamos que este projecto promove uma “Penacova Melhor!” o que faz sem sombra de dúvidas um Portugal Melhor também!

Escola ao início

Escola ao início
A fachada principal

Telheiro

Hall de entrada

Sala de aula

Sala de aula (outra perspectiva)

quarta-feira, 3 de março de 2010

A 48 rebites de mais um objectivo!


Após um mês e meio de trabalho podemos congratular-nos afirmando que em tempo recorde conseguimos recuperar quase todo o mobiliário cedido pelo Agrupamento de Escolas António José de Almeida, faltando apenas colocar 48 rebites nos bancos compridos para a nossa tarefa estar concluída.
Esta semana iremos fazer as entrevistas para terminar-mos o nosso documentário, enquanto que, já entregámos o ponto da situação e já começámos a elaborar o relatório intermédio de progresso.
Neste momento o único entrave ao nosso projecto estão a ser as condições metrológicas que estão a impedir a Câmara Municipal de realizar as obras no edifício, que esperamos que possam começar na próxima semana.
Até lá continuaremos o nosso trabalho, vão visitando o nosso blog, temos fotos novas do mobiliário recuperado!
Comentem e deixem as vossas sugestões!
Até breve!

9 comentários:

  1. Olá Rapaziada,
    Como professora de Área de Projecto de uma outra localidade mais a sul, no centro de Portugal, tenho que congratular-vos pelo vosso projecto. A maioria das vezes, os alunos, não querem arriscar em trabalhos que ultrapassem o gradeamento escolar...no entanto,esta área curricular ao nível do 12ºano assim o exige. Vocês, com este projecto de recuperação de uma escola pímária, conseguem deixar um legado para os que vêm a seguir, que, para alem de obra feita, será, também, um exemplo a segir.
    Há tsnta escola primária abandonada neste país e que poderia constituir um local de eventos para a população, e, ao mesmo tempo, tanta burocracia a impedi-lo...
    Parabéns pessoal! pela ideia e pelo trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Fantástico trabalho! Continuem assim em toda a vossa vida e chegarão muito longe! Força!

    ResponderEliminar
  3. Olá pessoal... sou aluna de 12º também e fiquei a conhecer o vosso projecto atraves do concurso "faz portugal melhor" e decidi vir visitar-vos!
    Muitos parabéns pela ideia e boa sorte para a conclusão

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo excelente trabalho!!
    Sou professora, embora de um nível de ensino diferente. O vosso trabalho fez-me sentir que afinal vale a pena trabalhar com jovens!! São pessoas como vocês que conseguem "deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram".
    Continuação de bom trabalho.
    Um forte abraço para todos.

    ResponderEliminar
  5. Esta é uma óptima aprendizagem!

    O trabalho é bastante válido e espero que seja divulgado para que outros o consigam ver!

    Parabéns!

    Vou divulgar através das minhas redes sociais.

    Cumprimentos e continuação desse trabalho sempre a sorrir como demonstram as fotografias.

    Certamente que no fim vão sentir o dever cumprido!

    João Leal

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Já alguém dizia " o sonho comanda a vida",
    não deixem de sonhar e trabalhar em prol desse sonho´só assim se conseguirá um mundo melhor onde todos temos que ser intervenientes.
    Espero que consigam alcançar o vosso objectivo.
    Força, porque é possivel.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pela iniciativa!

    Espero que a ajuda que necessitam chegue rapidamente.

    FORÇAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Meus queridos:

    Vocês são a prova de que, felizmente, nem toda a nossa juventude é "rasca", como dizia o outro.
    Tenho 53 anos, não tenho experiência de lidar com jovens, particularmente em meio escolar, mas quem me dera, se fosse professora, vos ter como alunos.
    Lutem pela vossa nobre causa. Merecem a recompensa final de uma obra concluida em prol da comunidade, ainda que, infelizmente, não reconhecida pelo poder político, que ando distraido com outas coisas.
    Parabéns, boa sorte e um xi coração muito apertado para vocês.

    ResponderEliminar
  9. Deixo aqui os meus parabéns pela v. iniciativa e esforço.
    No entanto penso que seria interessante conhecer o v. projecto com maior detalhe. Por exemplo: como é que pretendem "criar mecanismos para o desenvolvimento cultural e cívico da juventude..."? Ou ainda como pretendem "desenvolver um projecto de sustentabilidade energética"? Sem terem algumas respostas correm o risco de o v. projecto ficar a ganhar "teias de aranha".

    ResponderEliminar